Épica… novos mundos ao Mundo
Em Maio de 2004, na Faculdade de Letras de Lisboa, decorreu o 1° Encontro Literário de Fantasia e Ficção Científica (http://www.encontroliterario.web.pt). Fruto da conjugação de boas-vontades de autores, académicos, editores, livreiros e leitores, esta iniciativa demonstrou tanto a necessidade como a viabilidade da realização de um evento com estas características em Portugal.
Feito este balanço, positivo, restou a pergunta sacramental: E o Encontro vai continuar? A resposta, claro, foi sim.
Sendo ponto assente que o 2° Encontro iria ocorrer em 2005, consultámos os vários agentes envolvidos e chegámos à conclusão que a melhor altura seria Novembro. Porque parecia ser uma solução consensual e porque, a ano e meio do 1° Encontro, dar-nos-ia o tempo necessário para organizar um evento mais consistente e ambicioso. Tanto na elaboração do programa como na qualidade dos convidados.
O passo seguinte foi a assumpção dos riscos inerentes à evolução que queríamos provocar no formato do Encontro e a necessidade de apoios que isso acarretava. Acabou por ser um trabalho gratificante, como foi revelado na programação daquele que veio a ser o Fórum Fantástico 2005.
Esta linha de actuação levou-nos ainda a outra questão: Seria um evento anual a maneira mais indicada para contribuir para o estímulo do género fantástico em Portugal? E o resto do ano? E o restante trabalho, estrutural, que é necessário para estimular a produção nacional?
Foi assim que nasceu a Épica – Associação Portuguesa do Fantástico nas Artes. Tendo o Encontro como o catalisador inicial, mas indo muito para além deste, a Épica tem como membros-fundadores uma dúzia de escritores, estudantes, cientistas, editores, tradutores, pessoas com experiências e capacidades que lhes permitem contribuir para o arranque de um colectivo que se almeja interventivo e competente.
O objectivo principal da Épica é a promoção do Fantástico; nas suas várias vertentes temáticas e suportes de criação. Pretende fazer isso através do incentivo à escrita, discussão, crítica e exibição de obras do género; tanto através das suas próprias iniciativas como apoiando iniciativas que lhe sejam propostas por terceiros.
Actualmente, avançamos para a 3ª edição do Fórum Fantástico (a 4ª se contarmos com a 1ª edição experimental na Faculdade de Letras) e contamos desenvolver alguns projectos ambiciosos paralelos com a colaboração de instituições, editores, livreiros e não só. Em breve surgirão mais novidades sobre a Épica e a sua missão de, como já foi apanágio dos portugueses, dar novos mundos ao Mundo.
Link para artigo da Wikipedia sobre a Épica
A Épica – Associação Portuguesa do Fantástico nas Artes, a Associação tem a seguinte constituição:
Direcção:
Rogério Ribeiro (Presidente)
Safaa Dib (Vice-Presidente)
Isabel Penteado (Tesoureira)
João Cristovão
João Ventura
Conselho Fiscal:
Luís Filipe Silva (Presidente)
Luís Rodrigues
Phillip Moringer
Mesa da Assembleia:
João Seixas (Presidente)
João Barreiros
Bruno Jacinto