Na passada sexta-feira, faleceu o escritor britânico de fantasia, David Gemmell, aos 57 anos, vítima do coração.
Nascido em Londres em 1948, e cedo expulso da escola, enveredou por vários trabalhos, desde jornalista e porteiro a escritor freelancer. Em 1984, publicou o romance que lhe granjearia grande sucesso, Legend, a história de uma fortaleza sob cerco, onde surge pela primeira vez uma das suas personagens mais amadas, Druss, que voltaria a reaparecer em várias sequelas.
Com Waylander (1986) estabeleceu-se definitivamente como um escritor best-seller no campo da fantasia épica e heróica. Desde então escreveu mais de 30 romances, sendo a sérier Drenai a mais aclamada da sua produção criativa, tornando-o um autor de grande reputação entre os amantes de high-fantasy (fantasia épica).
Em Portugal, Gemmell conquistou imensos fãs com a publicação na colecção Via Láctea de Lobo Branco (White Wolf: A Novel of Druss the Legend), em que Gemmell apresenta um novo herói de grande plano, Skilgannon, o Maldito, que foi sucessivamente um temido e prestigiado guerreiro, profundamente ligado a duas figuras femininas por laços de amor e de paixão, depois monge, e por fim um homem solitário atormentado e dividido.
Em 2006, seguiu-se o lançamento da sequela, As Espadas da Noite e do Dia (The Swords of Night And Day), em que embora se tenham passado mil anos depois da morte de Skilgannon, o Maldito, este é de novo trazido à vida para derrotar uma tirana sanguinária, a Eterna.
Também um ocasional escritor no género da ficção histórica, em Setembro será lançado no mercado anglófono a sequela da sua série Troy que se iniciou com Lord of the Silver Bow e agora é continuada com Shield of Thunder.
Acabo de descobrir o site e estou a adorar.
Obrigado!
È uma perda enorme para a literatura, e apenas lamento que não existam os livros dele em portugues. pelos dois que li acho que é um escritor de talento e que o resto das suas obras devem merecer ser lidas pelo publico portugues